PRESENTE

Fim de Citação

 

Fim de Citação foi um espectáculo criado pela Cornucópia, em 2010, quando começou a sentir-se na pele, pelos enormes cortes no financiamento dos teatros, que o "estado do mundo" não deixava que o teatro continuasse a ser trabalho artístico e tinha de passar a ser "indústria cultural". Acabou por ser, talvez, o mais pessoal e livre de todos os nossos espectáculos.

Luis Miguel Cintra

Teatro da vida ou “Tomei nesse espectáculo a liberdade”.

“Hoje, ao ver as notícias, percebi, depois das imagens de um terramoto nas Filipinas seguidas de refugiados na Síria e de afogados no mediterrâneo, que uma obra de arte tem que estar viva. O teatro anima histórias, que precisam dos vivos para que as reanimem e não morram com o autor. O cinema (que por si só, não é uma arte) também precisa de reanimadores. O teatro e a vida dele, isso foi o que nos inspirou a filmar este espectáculo (que não é a vida). O espectáculo da vida é isso mesmo, o abismo da morte.”

O Nuno tem cursos de Primeiros Socorros e de SBV, Suporte Básico de Vida. Escreveu o texto acima, que subscrevo. Ao contrário do cinema que fixa imagens e sons, fragmentos de tempo e espaço, ir ao teatro é uma experiência irrepetível. Voltar a ver uma peça provavelmente de outro lugar na plateia, assistir a esse espaço tridimensional onde os actores recriam o texto, é ver outras coisas.

Vimos esta peça como espectadores anónimos. A nossa proposta de filmar o Fim de Citação em continuidade, durante outra representação, utilizando 3 câmaras emprestadas durante umas horas (com diversas contingências técnicas) e sem planificação prévia, é também o desafio de cruzar os pontos de fuga dos nossos sentidos, e a partir deles reconstruir um Fim de Citação. Permitir que o espectáculo sobreviva à efemeridade de 21 representações.

"Estamos prontos para novas aventuras. E com o humor que deve ser o sal da vida." Fim de citação.

Joaquim Pinto

Duração: 89 minutos
Formato: DCP SMPTE, som 5.1, HD 1920 x 1080, 25P
Produção: PRESENTE

Realização: Joaquim Pinto e Nuno Leonel
a partir de uma peça de Luis Miguel Cintra
Elenco: Diniz Gomes, Luís Lima Barreto, Luis Miguel Cintra, Sofia Marques

Imagem, som e Montagem: Joaquim Pinto e Nuno Leonel

Teatro da Cornucópia
Fim de Citação

© 2013

 

Voltar

FC1

FC2

FC3

FC4